Um ambiente corporativo desorganizado tende a gerar erros, esquecimentos, conflitos internos entre a equipe e gastos desnecessários. Por isso, melhorar a organização é essencial para aprimorar o ambiente de trabalho, o desempenho e consequentemente, a produtividade da empresa como um todo.
Entendendo a importância da organização, muitas empresas utilizam planilhas e formulários para padronizar suas tarefas e processos operacionais, mas será que esse é o melhor caminho?
Hoje vamos falar sobre como utilizar a tecnologia a seu favor, através do Aplicativo de Checklists da Datamob, e discutir bons motivos pelos quais você deveria considerar o uso deste aplicativo para melhorar a organização e a rotina da sua empresa.
O que é o Aplicativo de Checklist da Datamob?
O Aplicativo de Checklist é uma versão digital dos modelos usados em papel ou Excel, com recursos que eliminam as burocracias e trazem agilidade para os preenchimentos.
É como uma lista de tarefas ou itens que pode ser preenchida diretamente pelo celular ou tablet, usando modelos prontos ou versões que podem ser personalizadas conforme as necessidades do seu negócio.
Todo o design e a experiência são pensados para a pessoa que preenche as listas. Dessa forma, o aplicativo oferece mais conforto e mobilidade para responder às questões rotineiras.
Todos os dados preenchidos são armazenados no aplicativo. Isso significa que todas as respostas, comentários, fotos, datas, horários e os nomes dos responsáveis são registrados e guardados de forma segura.
A qualquer momento ou lugar, você pode revisar qualquer lista de verificação que tenha sido preenchida, pesquisando pelo nome da lista ou do responsável, tudo isso na palma da sua mão.
A ferramenta também realiza disparo de e-mail aos responsáveis para conhecimento de itens reprovados e proposta de plano de ação corretivo. Assim, não é necessário passar horas procurando papéis ou transferindo dados para planilhas do Excel.
Portanto, os benefícios do uso do aplicativo vão muito além de simplesmente digitalizar os dados. Ele se torna uma ferramenta poderosa para a gestão!
Confira suas funcionalidades:
A seguir, discutiremos as principais vantagens de usar o Aplicativo de Checklists da Datamob na sua empresa.
Quais as vantagens do Aplicativo?
Como já vimos, o Aplicativo de Checklist é uma ferramenta poderosa para organização, padronização e gestão de processos. Isso porque ele não apenas digitaliza o processo, mas também garante que as tarefas sejam executadas corretamente.
Ele pode ser aplicado em várias áreas da sua empresa, como segurança, manutenção, estoque, qualidade, organização e meio ambiente.
Aqui estão algumas razões para usar essa ferramenta:
- Confiabilidade dos dados e garantia de execução das tarefas
Ao utilizar papel, é possível escrever qualquer coisa. Como garantir que os padrões estão sendo seguidos corretamente? Ou então que que as tarefas estão de fato sendo realizadas?
Com o aplicativo, a checagem pode ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar, basta ter um celular ou tablet.
Durante o preenchimento, é possível solicitar que o usuário inclua evidências da execução da tarefa, como fotos tiradas com a câmera do dispositivo ou a localização obtida por GPS. O aplicativo fornece informações sobre quem realizou a tarefa, a data e a hora em que foi concluída. Além disso, é possível verificar a localização e confirmar se as fotos registradas na lista são do local correto.
Dessa forma, você pode garantir que a tarefa seja executada e também que seja feita corretamente e nos locais corretos.
- Relatórios automáticos
Os dados preenchidos são armazenados dentro do aplicativo. Além de seguro, ele se torna fonte de informações estratégicas. Todas as informações podem ser trabalhadas e combinadas para gerar resultados e análises automáticas para sua empresa ou processo.
Assim, líderes e gestores têm acesso a informações valiosas, como oportunidades de melhoria, onde investir e quais problemas são mais recorrentes, por exemplo.
- Redução de custos e de tempo
Com os relatórios e análises gerados pelo aplicativo, é possível reduzir gastos desnecessários.
Em uma auditoria de qualidade, por exemplo, você pode perceber que determinada matéria-prima é responsável pela maioria dos defeitos em seu produto. Com essas informações, é possível criar estratégias para reduzir falhas e defeitos, aumentando a vida útil dos equipamentos e reduzindo custos de manutenção e desperdício.
Além disso, dados em papel ou em várias planilhas do exigem tempo de dedicação de seus gestores para procurar informações. Já com o uso do aplicativo, os dados já estão em um só lugar, em apenas um clique. Assim, líderes, gestores e analistas podem se dedicar a outras tarefas de suas rotinas corridas.
- Integração com outros sistemas
Alguns processos de checklists e formulários precisam de informações de outros sistemas que oferecem dados importantes, como descrições, nomenclaturas, entre outras informações padrões da empresa.
Já o aplicativo pode ser integrado a outros sistemas e ter acesso a informação necessária de forma automática, evitando assim erros e retrabalhos que são ocasionados ao ter que “escrever” dados em dois lugares diferentes.
Conheça o Aplicativo de Checklist da Datamob
A Datamob cocria junto aos seus clientes soluções seguras, escaláveis, robustas e com interfaces funcionais que alinham a mais alta tecnologia do mercado com os processos empresariais.
Agora que você já sabe como nosso Aplicativo de Checklists é uma ferramenta poderosa, capaz de revolucionar a forma de executar e gerir os padrões operacionais da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe e dê o primeiro passo para uma uma gestão mais moderna e eficiente!